segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Um exemplo de como a comunicar se pode aprender e alterar hábitos alimentares


Recentemente (14 de Outubro de 2007), foi transmitido um programa n RTP2, o qual revelou um estudo feito nos Estados Unidos da América. Esse estudo demonstrou que um individuo com uma dieta rica em lacticínios, sobretudo leite magro e iogurte, apresentava nas suas fezes o dobro da gordura que indivíduos com uma dieta pobre em lacticínios, tratando-se portanto de uma forma para perder peso. O estudo foi feito com o cuidado de variarem somente os lacticínios na dieta. Isto é, tiveram o cuidado de seleccionar as refeições de modo a terem a mesma quantidade de gordura e de calorias, variando apenas a quantidade de lacticínios ingeridos.
Este estudo veio provar que é possível com a simples alteração de uma das componentes alimentares prevenir/combater uma das principais causas de diversas patologias, como por exemplo a diabetes, a hipertensão arterial, a aterosclerose, etc.
Regularmente assistimos a programas sobre a importância da alimentação. Estes programas permitem à população reflectir sobre as suas escolhas alimentares e alterar os seus hábitos alimentares (pelo menos de alguns). É importante fornecer informação à população, por forma a esta ter conhecimento sobre os seus hábitos alimentares, podendo assim alterá-los/corrigi-los para dietas mais saudáveis.

Adriano e Lara

Nenhum comentário: