sábado, 13 de outubro de 2007

"Obesidade"

Em Abril de 2007, através da rede nacional de farmácias, foi lançada uma campanha de prevenção contra a obesidade.
A elaboração de campanhas em farmácias é muito importante, pois é um local de grande afluência por parte dos cidadãos e goza junto da opinião pública de grande credibilidade, pois o cidadão nacional ainda deposita grande confiança no seu farmacêutico e considera a informação proveniente dessas entidades precisa, relevante e credível.
A forma mais eficaz encontrada para fazer chegar esta campanha junto do público foi a distribuição de prospectos gratuitos, de fácil acesso nos balcões das farmácias. Mais se informa que esta campanha ainda está a decorrer.
Por outro lado, nunca é de mais informar/instruir/relembrar a população sobre os problemas inerentes à obesidade, tais como: hipertensão arterial, colesterol elevado, doença coronária, diabetes tipo II, osteoartrite, apneia do sono, alguns tipos de cancro, etc.
Embora esta campanha, na nossa opinião, para além dos argumentos já apresentados, visar também o aumento de receitas monetárias através da venda de medicamentos e outros produtos efectuados nesses locais, a informação que acaba por ser transmitida às populações assume, no nosso ponto de vista, um cariz primordial pelo aspecto informativo e preventivo que pode assumir.



"Farmácia Saúde"

Aproveitando o facto de estarmos a falar sobre esta campanha publicitária a decorrer na rede nacional de farmácias, apresentamos a revista “Farmácia Saúde”distribuída gratuitamente, também por esse tipo de estabelecimento.
Esta revista é mensal e entre os vários assuntos abordados, existem sempre alguns temas relacionados com a alimentação humana. Na revista de Setembro de 2007 podemos encontrar alguns temas que fazem alocuções directas aos alimentos e à alimentação, os quais passamos a discriminar:
- Anemia: a importância do ferro; quais as causas da anemia; importância da alimentação para a prevenção da anemia; alimentos ricos em ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
- Probióticos: é apresentada uma explicação sucinta da acção bacteriana a nível intestinal e da acção dos probióticos na mesma,
- Alimentos biológicos: é feita uma referência às práticas agrícolas usadas neste tipo de alimentos; refere qual a importância de serem alimentos naturais, amigos do ambiente e da saúde. Dá relevância ao facto de estes alimentos serem cultivados em solos equilibrados por fertilizantes naturais, sem o uso de pesticidas químicos e onde as suas características organoléticas estão bem definidas com aroma e sabor dos alimentos processados.
Esta revista é uma, de entre várias, que mensalmente vai divulgando temas actuais, tendo como pano de fundo a prevenção e a melhoria da saúde pública, tornando-se num bom elemento informativo para os cidadãos sem implicar qualquer custo por parte deste.

Adriano e Lara

Nenhum comentário: